No dia 7 de dezembro, acontecerá a 3ª edição do Seminário Relação Porto – Cidade de Itajaí. A programação visa apresentar os resultados da parceria técnico-científica firmada entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com o objetivo de monitorar as alterações ambientais relacionadas à atividade portuária. O evento é gratuito e aberto ao público, ocorrendo na sede da Superintendência, das 8h30 às 18h.
O Coordenador Geral do Monitoramento na Univali, Jurandir Pereira, explica que o Programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental da Região de Influência do Porto de Itajaí atende a diretrizes e exigências ambientais essenciais para o exercício da atividade portuária. “O papel do Programa é acompanhar, avaliar e mitigar as alterações ambientais geradas pelas atividades portuárias, orientando e executando os monitoramentos exigidos pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina”, afirma.
O professor destaca que o Porto de Itajaí recentemente conquistou o 1º lugar, entre portos públicos e privados, no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), uma classificação promovida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “Este é o quarto ano consecutivo em que o Porto de Itajaí é reconhecido com esse prêmio. É uma grande satisfação para toda a equipe envolvida nesta parceria contribuir mais uma vez com esse resultado”, diz Pereira.
O Seminário incluirá uma série de palestras, que serão realizadas ao longo do dia 7. Além disso, entre os dias 5 e 9 de dezembro, também será realizada a mostra paralela “Multiplicando o Conhecimento”, que apresentará trabalhos acadêmicos resultantes das atividades de monitoramento.