Porto de Itajaí é contemplado com o prêmio Via Viva 2022

Nesta terça-feira (22), a Superintendência do Porto de Itajaí, na qualidade de Autoridade Portuária, foi agraciada com o 1º lugar na premiação Via Viva 2022, na categoria de Porto Público, em reconhecimento à qualidade de sua gestão e ao comprometimento socioambiental.
A 6ª edição do prêmio foi realizada em Brasília e teve como tema “Na Rota ESG: Oportunidades para o Setor de Infraestrutura de Transportes”. O evento, promovido pelo Ministério da Infraestrutura e Transportes (MINFRA), teve como objetivo discutir, em âmbito nacional e internacional, a implementação de pautas socioambientais.

Os premiados foram os melhores colocados na edição deste ano, de acordo com o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), um indicador que visa verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, servindo como parâmetro para avaliar a eficiência e qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos.

A cerimônia de entrega do Prêmio Via Viva 2022 reconheceu os melhores desempenhos nos modais ferroviário, rodoviário, aeroportuário e portuário, avaliados pelo IDA, realizado por agências reguladoras vinculadas ao MInfra.

Foram premiados os três primeiros colocados em cada categoria, totalizando 22 vencedores. O tema do seminário deste ano buscou considerar os aspectos operacionais da sustentabilidade na concepção de projetos. O evento “Na Rota ESG: Oportunidades para o Setor de Infraestrutura de Transportes” debateu com especialistas nacionais e internacionais os avanços na incorporação da agenda socioambiental no setor, promovendo a sustentabilidade nos projetos, execuções e operações, bem como identificando elementos para a estruturação de projetos que envolvem os fatores ESG (ambientais, sociais e de governança) no setor de infraestrutura de transportes.

A escolha do tema do seminário foi baseada na convergência com as melhores práticas internacionais, bem como no fortalecimento e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) e nas diretrizes de sustentabilidade do MINFRA.
Em relação aos investimentos, projetos alinhados aos padrões ESG apresentam menor risco, maior segurança e ampliam a possibilidade de emissão de títulos verdes e a atração de investidores.

“O Porto de Itajaí recebeu novamente o prêmio de 1º colocado em sustentabilidade ambiental. Esse é um trabalho que vem sendo realizado há muitos anos, e o merecimento deste prêmio, antes de tudo, é da excelente equipe de servidores do Porto de Itajaí e de todos os nossos parceiros, que desenvolveram um belo trabalho que, mais uma vez, resultou no título de primeiro colocado. O Porto de Itajaí está novamente em primeiro lugar. Obrigado a todos que contribuíram”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
O Via Viva é um fórum permanente de discussão dos temas socioambientais que permeiam a infraestrutura de transportes, e seu conceito envolve a transformação contínua e a colaboração de diferentes setores da sociedade.